Made in Brazil by Manglobe

Temos ótimos escritores e bons roteiristas por todos os lados, dentro da mídia ou se desenvolvendo fora dela, mas por que não fazemos mangá, mangá de verdade com roteiros bem construídos com toda aquela carga emocional e linguagem cinematográfica que esperamos ver?
Como ouvi certa vez do Edi Carlos (JBC) numa conversa, certas novelas tem conteúdo bem proveitoso para se usar em quadrinhos. Tá, eu não assisto a novelas mas reconheço que a fórmula poderia dar muito certo. Por que não usar "João", "Tonico" e "Ana Maria" em vez de "Akiras", "Kazuharus" e "Furikos" nos mangás produzidos aqui? (ehehe, eu não sabia bem que nomes usar na ilustração...)
Preconceito, vergonha ou não, lá fora tem gente de olho...
Michiko e Hatchin ou Michiko to Hatchin é produzido pelo estúdio Manglobe, de Samurai Champloo e conta a história de Michiko Malandro e Hana "Hatchin" Morenos como personagens principais. Durante a série ainda vemos nomes como Satoshi Batista e Shinsuke Rodriguez, hehehe, tá a gente sabe que eles sempre misturam as coisas em se tratando de países latino-americanos mas para mim, essas pequenas coisas e as referências espalhadas pelo cenário servem para deixar tudo ainda mais divertido, afinal, quem não sabe que Buenos Aires é a nossa Capital?
Michiko acaba de fugir de um presídio com fama de inviolável e vai atrás de Hana que passou a infância toda criada/maltratada por uma família incomum e acabam fugindo juntas. Basicamente isso... preciso assistir mais!
Estreou em outubro do ano passado (!!!) na TV Fuji. 22 episódios, alguns já legendados em Português no Videolog, mas eu acho que já acabou...
Trilha sonora por conta do multi-instrumentista brasileiro Alexandre Kassin e um dedinho do Shinichiro Watanabe na produção.
Um tapa na cara de quem só vê o que há de ruim por aqui, sem pensar que mesmo as coisas ruins que temos podem servir para alguma coisa.
Alguém conhece Tropa de Elite?
O trailer oficial e o sambinha valem uma olhada:
Agradeço ao Alexander Lancaster por me mostrar esta série da primeira vez no seu blog, o Maximum Cosmo.
Novelas em mangás?! Meu Deus, se os mangás já estão decaindo de qualidade nos últimos anos, imagina um mangá com o Q de falta de qualidade da Globo.
ResponderExcluirNa minha opnião novela se resume em 5 letras, B-O-S-T-A! Por mim devia acabar de vez esse tipo de produção que sempre foi sustentada por um povo medíocre.
Quanto a criar mangás com personagens e cenários brasileiros, acho totalmente normal. Mas parece que o pessoal tem vergonha desse país.
Tá certo que tem muita coisa para se ter vergonha mesmo, mas isso não significa que os outros países são o paraíso. O Japão e os EUA são tão lixo quanto aqui, lá também existem um monte de pessoas medíocres, burras e mal caráter. Não é só aqui não.
Quanto ao Tropa de Elite eu conheço sim. Foi o unico filme nacional decente nesses últimos anos, que mostra o tratamento que os playboyzinhos de merda merecem, aquelas cambadas de maconheiros FDP!
Acho legal a idéia, mas infelizmente as novelas se tornaram uma propaganda de promiscuidade e culto ao banditismo sem tamanho. Creio que uma novela no ritmo de mangá deveria ser pensada bem para não cair nos estereotipos que cercam esse tipo de produção, vejo que há uma falta de criatividade geral nas tramas e procurar algo novo parece ofender quem "está por cima" nos altos escalões das emissoras. Oras se até mulher de dono de emissora escreve novela que qualidade a gente pode esperar? A não ser que nós mesmos façamos essa proposta.
ResponderExcluirRealmente acho que as pessoas daqui tem o costume de valorizarem o nacional somente em épocas que lhes convém. Isso é pura verdade, se você parar para pensar as pessoas ficam patriotas em época de Copa e de Olimpiadas.
ResponderExcluirTudo bem que eu concordo plenamente que o conteúdo das novelas é pra lá de baixo nível, ao menos a maioria. E também, muitas vezes eles censuram anime e mangá sendo que na novela você vê coisa pior...
Uma novelo no ritmo de mangá ou o contrário seria até interessante, mas se orquestrado pelas mãos corretas. Qualquer idéia brilhante pode virar um pedaço de carvão dependendo de quem a executa. Muitos são os roteiros de filmes e novelas que começam bem e terminam muito mal deixando a idéia que criaram com aquele ar de "podia ter sido bem melhor".
Com relação á fazer novela de mangá ou mangá de novela é só pegar o exemplo do que eles fazem lá no Japão mesmo. A maioria das novelas não vira aquela coisa gigantesca como as daqui, mas lá muitos são os mangás transformados em doramas e que dão muito certo.
Flávio: Cacetada! Quanta indignação! huahahahaha
ResponderExcluirConcordo que as novelas têm servido mais pra alimentar mediocridade e futilidade que outra coisa mas pensando em adaptações sem aqueles atores da globo para os quadrinhos, daqueles enredos mais bem trabalhados como nas novelas de antigamente, quem sabe?
Se bem que eu nem sei se antigamente era melhor! hahaha, vou guardar silêncio sobre o que eu não entendo.
Kakashi Sensei: Então vamos "ofender quem está por cima"!!!
ResponderExcluirYuri-Chan! vc veio! Muito gentil em comentar. Sei que de dorama vc entende muito bem e concordo que são necessárias as mãos certas.
ResponderExcluirE então?... quer ter as honras :)? Eu ajudo! Precisamos mudar esse quadro, ne?
Muito obrigado por comentar!
Ae, demorei mas cheguei ^^
ResponderExcluirParece que quando é pra falar mal as pessoas se dedicam mais na hora de escrever né hehe .
Mas acredito sim que as pessoas têm um pouco de vergonha do país onde elas moram, normalmente se joga a culpa no governo, na polícia, no vizinho pra jsutificar isso, mas nunca olhamos pra nós mesmos e refletimos a respeito.
No nosso país tem sim muita coisa errada acontecendo, por outro lado possui lugares ótimos e ótimas referencias pra ser retratada em quadrinhos, basta ver com outros olhos. Acho que crescemos com esse negócio de " viajar pra outro país" , "o outro país é mais bonito, tem mais condições e coisas melhores" que automaticamente passa pro papel na hora de desenhar, sempre acabamos criando algo " lá de fora" nunca dentro de nós mesmos. O público aceitar esse tipo de coisa acredito que seja algo que virá com o tempo, ele tb terá que ser reeducado a olhar pra dentro da onde mora, sem querer saber c o Nharuto bateu no Sasuke toda hora. Acho que pra começar, desenhistas, roteirista, atores , quem for, podemos dar o exemplo valorizando esse tipo de trabalho apresentado no post, e se motivando a criar algo que venha da nossa raiz, acredito sim que o resultado possa ser muito satisfatório
Ver com outros olhos afinal o mundo é cheio de tristeza e porcaria mas o oposto também existe.
ResponderExcluirQuem sabe escolher o desconfortável, o menos fácil e cômodo...
Obrigado pelo comentário, Kirschner! E feliz aniversário, cara! <:S
Michiko nao é mae de Hana... e Cowboy Bebop nao foi produzido pela Manglobe. Se queres falar do anime ou de qualquer coisa primeiro informa-te.
ResponderExcluirNovelas brasileiras em manga??? pelo amor de deus, se nao fazem isto nao é preconceito mas porque ia sair merda.
Enfim... Michiko e Hatchin é um dos meus animes preferidos
Sr. Portuga Anônimo, estas muito certo e os erros foram corrigidos. Obrigado!
ResponderExcluir