Chame: Preguiça

"Pessoas ocupadas são, com frequência, preguiçosas.
"Todos nós conhecemos histórias do homem de negócios que trabalha arduamente para ganhar dinheiro. Ele dá duro para ser um bom provedor de sua mulher e de seus filhos. Ele passa longas horas no escritório e leva trabalho para casa nos fins de semana. Um dia, ao chegar em casa, encontra-a vazia. Sua esposa foi embora com as crianças. Ele sabia que estava tendo problemas com a esposa, mas em vez de esforçar-se em fortalecer a relação, ele se dedicou ao trabalho. "Desiludido, seu desempenho no emprego declina e ele é demitido. Hoje em dia, encontro frequentemente gente muito ocupada para cuidar de sua riqueza. E há pessoas muito ocupadas para cuidar da própria saúde. A causa é a mesma:

"Estão ocupadas e continuam ocupadas como forma de evitar algo que não desejam enfrentar.

"Ninguém precisa lhes dizer isso. No seu íntimo elas sabem. De fato, se você falar sobre o assunto com elas, elas respondem muitas vezes com raiva ou irritação. Se não estão ocupadas com o trabalho ou com as crianças, muitas vezes estão ocupadas assistindo à televisão, pescando, jogando golfe ou fazendo compras. Contudo, lá no fundo sabem que estão fugindo de algo importante.

"Essa é a forma mais comum de preguiça. A preguiça mantendo-se ocupado.

"E qual é a cura para a preguiça?
"A resposta está em um pouco de ambição.
Muitos de nós fomos educados pensando que a ambição ou a ganância é algo ruim. (...) Sem esse pouco de ambição, não há o desejo de ter algo melhor, de progredir. Vamos à escola e estudamos muito porque queremos algo melhor. Então sempre que você se flagrar evitando algo que você sabe que deveria fazer, a única coisa a fazer é perguntar-se: O que há aí para mim? Seja um pouco ambicioso. É a melhor cura para a preguiça.

"Contudo, ambição demais, como todo exagero, não é bom. E a culpa é pior do que a ambição, pois a culpa nos rouba a alma. E, para mim, quem falou melhor foi Eleanor Roosevelt: "Faça o que seu coração acha certo - de qualquer forma você será criticado. Você estará perdido se fizer e perdido se não fizer."

Robert Kiyosaki em Pai Rico, Pai Pobre, 2000.


Só me identificando no texto...

Comentários

  1. O Bonfim disse que ele foi encontrado morto, mas não cheguei a conferir a notícia.

    ResponderExcluir
  2. comentou na postagem errada mas, sim... Yoshito Usui foi encontrado nas montanhas onde praticava escalada ou algo do tipo... muito triste saber. :(

    ResponderExcluir
  3. Eita! Comentei errado mesmo! :o

    Referente a esse texto, auto-critica é algo muito bonito.

    Cara, essa frase é a que mais diz tudo:
    "Faça o que seu coração acha certo - de qualquer forma você será criticado. Você estará perdido se fizer e perdido se não fizer."

    ResponderExcluir
  4. Bom, né?
    O mais surpreendente foi o Flávio comentando a sério! hahaha, valeu. :)

    ResponderExcluir
  5. Ei, tá achando que eu comento no seu blog só pra causar?!

    ResponderExcluir
  6. jamais, jamais... eu? nunca! que isso... :o

    ResponderExcluir

Postar um comentário

... e agora você me diz o que pensa (ou comenta sem pensar, mesmo):

Postagens mais visitadas deste blog

Moscas

O Fim