E antes do Natal...

Noite de festa é sempre uma alegria!
Na maioria dos casos em que vou trabalhar sozinho, tudo corre perfeitamente bem - mas nem tudo são flores na vida do mangaká brasileiro!

Fui a um lugar muito chique, de pessoas chiques, arrotadores de peru. Uma cidade dentro da cidade, quase The O.C....

Foi difícil chegar lá. Num lugar feito para pessoas motorizadas e seus carros super na moda, não há porque haver sinalização para pedestres "tão semana passada".

Um ônibus maravilhoso e refrigerado. Um motorista bem-intencionado que me deixou in the middle of nowhere mas, 10 minutos de atraso apenas e eu estava lá, com a mesma disposição de sempre!

Todos eram tão simpáticos e convidativos: elogios entre si, bajulação na sua forma mais pura, falando de negócios e viagens ao exterior. Todos sorrindo mas ninguém que parecesse feliz além das formalidades - malditas formalidades -, o que eu chamaria de: "educação pretensiosa" e "amizade dissimulada".

Peruas velhas despejando elogios umas sobre as outras, repetindo e repetindo até que fosse possível, com tantas repetições criar uma verdade artificial e consistente como uma bolha de sabão. Felizmente as crianças são sempre sinceras na apreciação (até certa idade), mas tanta educação e já se pode ver os lindos bichinhos se transformando gradualmente em gremlins asquerosos e capitalistas.

Duas horas que, felizmente, passam bem depressa e nem uma porcaria de coxinha para o desenhista. Abandonei tudo assim que meu horário terminou.
Felizmente adoro observar as pessoas. É parte do que sou há muito tempo e hoje sei que não são culpadas, nem seria idiota em definir como boas ou ruins. São resultado do meio em que vivem e aprenderam a tratar os outros da maneira que foram tratados. Em bom Português: it's only natural - ...Que nada! Podia-se ver o esforço que faziam... mas estavam fazendo o melhor que podiam com o que tinham em mãos.

De tantos lugares maravilhosos que passei em todo este ano de 2009, eu certamente encontraria um incomodozinho mais cedo ou mais tarde. Fico feliz por ter provado isto também!

Perdoem e esqueçam, crianças. Faz muito bem!

Feliz Natal!
Vou para casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barretos - os dias seguintes

ETERNAMENTE (esta noite) MICHAEL