O refúgio Uchinanchu



Às 6h13 eu vi o mar. Às 6h14, uma pizzaria.

Japan Sunset correndo o país e o mundo em breve. Bernô e eu fomos para o segundo Festival Anual de Cultura Japonesa em Angra dos Reis, enseada do Bananal na Ilha Grande. 25 e 26 de julho.



Partimos da praça da Liberdade por volta das 23h. Sete horas de viagem. Consegui me ajeitar em duas poltronas mas ainda assim, depois de me virar em todas as posições possíveis (pés na janela, pés no corredor, joelhos para dentro, joelhos para fora... ), não pude dormir sem acordar com torcicolo.


Como sabemos (depois da ida a Barretos), viagens longas sempre têm parada num daqueles postos da Graal, ida e volta. O dono deve ser um cara esperto que sabe muito bem que grande fonte de lucro são viajantes com sono e/ou pressa (20 min. de pausa): Uma chícara de café por R$4! Nem vou mencionar o pão de queijo que este é um blog de família...

Na estrada, muita chuva e escuridão, fui preparado para não mais voltar! hahaha. Há dias não para de chover e fazer frio, o clima perfeito para uma visita à Ilha da Fantasia, não?...



Chegamos quase às 6h30, uma grande concentração de japoneses no porto e nós, os mangakás brasileiros da Zona Leste, cheios de pique, cabelos armados, dentes limosos de biscoito recheado e Club Social, deixando aquele maravilhoso bafo de presunto e sabor agridoce...

A garoa continuava. Como formigas, ajudamos os outros com a bagagem - malas, mochilas e tambores de taikô. Nossos companheiros eram, em sua maioria, descendentes dos habitantes de Okinawa, província ao Sul do Japão. A ilha para onde nos dirigíamos é como uma representação saudosa e direta daquela parte do país, reunindo o chamado: povo Uchinanchu, os mais "brasileiros" do Japão.




Fomos finalmente recebidos pela simpática Amanda Hamada, nascida na ilha e representante da Associação de Pousadas da Enseada do Bananal (APEB).
Bom... na verdade não ficamos em uma das pousadas mas em um canto mais "rústico", no meio da mata atlântica, que apelidamos: casa do morcego, um lugar chamado Nothing Hill...

Lá embaixo...

- Ha Iya Sa Sa!!

O evento começou às 14h e foi até às 20h. No trajeto, o mesmo lugar em que passei a seco, com a maré mais alta acabei tomando um banho, quase sendo levado pela água salgada!... merdaaaa... desenhei descalço, com os pés sob a mesa e meu tênis só foi secar na... na... nem secou ainda!!!


Vinícius, Thaís e... droga, memória destreinada, desculpem...


Bruna, irmã da Thaís, foto anterior...


Miki do Taikô mora aqui pertinho! ZL como nós, vivaaa...


Paulinha também, Vila Carrão em peso!


Raysa tinha um olhar muuuito sério...


Luis Eduardo na véspera de seu aniversário. Foi o único que nadou com chuva e tudo!


Tati, este jumento esqueceu de usar o flash nas fotos...


Amanda Hamada, minha última "cliente" do evento. Finalmente uma pausa pra ela...

Ficamos numa sala com o professor Ken Yamazato, engenheiro especialista em pipas de todos os tipos, uma beleza! Ouvimos todas as atrações: do taikô ao show da Yumi Imanishi.

Também o chamado "Shima Uta" (lit. canção da ilha), ou "Kayokyoku", (balada popular), tradicional de Okinawa, em japonês e no dialeto local, o Uchinaguchi, acompanhado pelo taikô e o shamisen.

Aconteceram diversas coisas durante os dois dias que me incomodaram um pouco. Eventos fora de controle que nem sei por que ainda me afetam... eu já deveria ser mais maduro que isso. A maresia deixando as folhas de papel úmidas e o grafite esquisito, meu tênis e meias molhados e o fato de não ter me envolvido com nenhuma japonesa... hehehe, sniff... Mas dormir ouvindo o barulho do mar foi das coisas mais relaxantes que eu precisava ter e tive.

Abraços especiais para o pessoal do Shiatsu: Akira, Admir e Camila. Elaine, Amanda e Paulinha (prima da Paty "Shin"), Eduardo e Paoline que nos deram sua atenção. Pessoal da cozinha que nos serviu tão bem. Vou me lembrar de vocês quando voltar - se voltar.



- "Raindrops keep fallin' on my head..."


Um pouquinho longe mesmo...


Foi onde eu "peguei" a Juliana... doces recordações...


Ainda tinha quem insistisse em segurar a balsa com as mãos, aiai...


Angra...


- Veja pelo lado bom, rapaz: não tem sol mas mesmo assim pode ser a mais emocionante....
- §%@$#o, quero dormir, +#$@*!



Bernô pensando no boi...


Eu, pensando no boi... mas que raio de boi?


O sol aparecendo UMA HORA antes de partirmos!


E era lá embaixo...


A legítima! Mas não foi onde dormimos, claro. "Morcego" é o tio da direita...

Comentários

  1. Vlw aew cara!!!

    Brigadão mesmo, fico feliz que gostou man!!
    O outro blog desativei, vou ficar neste novo mesmo!!=)

    Estou a um tempo sumido, mas são coisas da vida...
    espero, agora poder me dedicar mais a arte!

    Abraços cara

    ResponderExcluir
  2. André, obrigada pelo apoio. Fiquei muito feliz com a sua visita. Seja bem vindo em meu Blog. Adoro seus desenhos...

    ResponderExcluir
  3. Manda ver, Oli!

    Prazer é meu, Mariah!

    :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

... e agora você me diz o que pensa (ou comenta sem pensar, mesmo):

Postagens mais visitadas deste blog

Barretos - os dias seguintes

ETERNAMENTE (esta noite) MICHAEL